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    Entenda as mudanças da reforma tributária no Senado

    A primeira fase da reforma tributária, que pretende simplificar e unificar tributos sobre o consumo, deu mais um passo nesta quarta-feira (8) com a aprovação no Senado. O texto volta à Câmara dos Deputados, onde pode ser votado em sua totalidade ou fatiado, com os pontos sem mudanças promulgados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e o restante sendo votado posteriormente.

    Em meio a uma ofensiva dos governadores do Sul e do Sudeste e a negociações de última hora, foram incluídas exceções entre os setores que terão alíquota reduzida para 40% da alíquota-padrão ou foram incluídos em regimes especiais. Um fundo para o desenvolvimento do Amazonas foi ampliado para outros estados da Região Norte.

    Na votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na terça-feira (7), tinha havido mais concessões. Foram aprovadas emendas que atenderam a times de futebol, taxistas e a governadores do Centro-Oeste.

    As mudanças principais, no entanto, haviam sido anunciadas pelo relator da reforma no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), no fim de outubro. Ele criou uma trava para a carga tributária, ampliou o Fundo de Desenvolvimento Regional em R$ 20 bilhões e incluiu uma revisão de regimes especiais a cada cinco anos.

    Confira as principais mudanças na reforma tributária no Senado em relação ao que havia sido aprovado na Câmara dos Deputados

    Setores com alíquota reduzida

    •    Novos segmentos terão alíquota reduzida para 40% da alíquota-padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)

          —    Comunicação institucional

          —    Produtos de limpeza consumidos por famílias de baixa renda

          —    Setor de eventos

          —    Nutrição enteral ou parenteral (que previnem ou tratam complicações da desnutrição)

    •    Profissionais liberais com atividades regulamentadas pagarão 70% da alíquota do IVA

          —   Na prática, mudança beneficia apenas empresas, escritórios e clínicas que faturem mais de R$ 4,8 milhões por ano. Isso porque a maior parte dos profissionais autônomos, que ganham abaixo desse valor, está incluída no Simples Nacional

    Alíquota zero

    •    Seguintes setores passarão a não pagar IVA:

          —   Serviços prestados por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) sem fins lucrativos

          —   Compra de automóveis por taxistas e por pessoas com deficiência

          —   Compra de medicamentos e dispositivos médicos pela Administração Pública e por entidades de assistência social sem fins lucrativos

          —   Reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística

    Regimes específicos

    •    Inclusão dos seguintes setores em regimes específicos de tributação, com tratamento diferenciado na cobrança e na coleta de tributos

          —   Agências de viagem;

          —   Concessão de rodovias;

          —   Missões diplomáticas;

          —   Serviços de saneamento;

          —   Telecomunicações;

          —   Sociedades Anônimas de Futebol, que terão recolhimento unificado

          —   Serviços de transporte coletivo intermunicipal e interestadual: migraram da alíquota reduzida para regime específico.

    Revisão periódica

    •    A cada cinco anos, exceções serão revisadas, com custo-benefício avaliado

          —    setores beneficiados deverão seguir metas de desempenho econômicas, sociais e ambientais;

          —     dependendo da revisão, lei determinará regime de transição para a alíquota padrão.

    Imposto seletivo

    •    Cobrança sobre produtos que gerem danos à saúde ou ao meio ambiente;

    •    Alíquotas definidas por lei;

    •    60% da receita vai para estados e municípios;

    •    Princípio da anualidade: cobrança só poderá começar no ano seguinte à sanção da lei;

    •    Imposto regulatório: não tem objetivo de arrecadar, mas regular mercado e punir condutas prejudiciais;

    •    Produtos:

          —     possibilidade de cobrança sobre combustíveis;

          —     alíquota de 1% sobre extração de recursos naturais não renováveis, como minério e petróleo;

          —     cobrança sobre armas e munições, exceto as usadas pela administração pública;

    •    Exclusão da incidência sobre:

          —     telecomunicações;

          —     energia;

          —     produtos que concorrem com os produzidos na Zona Franca de Manaus.

    Cesta básica

    •    Restrição do número de produtos com alíquota zero, com desmembramento em duas listas a pedido do Ministério da Fazenda:

          —     cesta básica nacional, com alíquota zero, e caráter de enfrentamento à fome;

          —     cesta básica estendida, com alíquota reduzida para 40% da alíquota padrão e mecanismo de cashback (devolução parcial de dinheiro);

          —     cesta nacional poderá ser regionalizada, com itens definidos por lei complementar.

    Cashback para energia e gás de cozinha

    •    Devolução obrigatória de parte dos tributos da conta de luz e do botijão de gás para famílias de baixa renda;

    •    Ressarcimento ocorreria no momento da cobrança, entrando como desconto na conta de luz;

    •    Detalhes a serem regulamentados por lei complementar.

    Trava

    •    Teto para manter constante a carga tributária sobre o consumo;

    •    Atualmente, esse teto corresponderia a 12,5% do PIB;

    •    A cada 5 anos, seria aplicada uma fórmula que considera a média da receita dos tributos sobre consumo e serviços entre 2012 e 2021;

    •    Fórmula será calculada com base na relação entre a receita média e o Produto Interno Bruto (PIB, bens e serviços produzidos no país);

    •    Caso o limite seja superado, a alíquota de referência terá de cair;

    •    Redução seria calculada pelo Tribunal de Contas da União, baseado em dados dos entes federativos e do futuro Comitê Gestor do IBS.

    Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional

    •    Fundo que ajudará o desenvolvimento de regiões de menor renda;

    •    Aumento da verba de R$ 40 bilhões para R$ 60 bilhões anuais;

    •    Transição para o aumento:

    •    Fundo começaria com aportes de R$ 8 bilhões em 2029 até chegar a R$ 40 bilhões no início de 2034;

    •    Em 2034, aportes subiriam R$ 2 bilhões por ano até atingir R$ 60 bilhões em 2043.

    •    Divisão dos recursos:

          —     70% pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE);

          —     30% para estados mais populosos.

    Fundo de Desenvolvimento Sustentável

    •    Destinado a estados do Norte com áreas de livre-comércio

    •    Inicialmente restrito ao Amazonas, foi ampliado para Acre, Rondônia, Roraima e Amapá

    •    Mudou de nome para Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental

    Setor automotivo

    •    Prorrogação até 31 de dezembro de 2032 de incentivos tributários concedidos a montadoras instaladas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste

    •    Benefício vale apenas para projetos aprovados até 31 de dezembro de 2024

    •    Incentivo não poderá ser ampliado

    •    Versão inicial do relatório no Senado previa benefício apenas para produção de carros elétricos

    •    Emendas dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Carlos Viana (Podemos-MG) estenderam incentivo a montadoras de veículos movidos a biodiesel e a veículos híbridos movidos a biodiesel e a gasolina

    •    Inclusão do biodiesel beneficia produtores rurais

    •    Benefício a ser regulamentado por lei complementar

    •    Ampliação gerou ofensiva de última hora de governadores do Sul e do Sudeste e críticas de montadoras tradicionais

    Bancos

    •    Manutenção da carga tributária das operações financeiras em geral;

    •    Manutenção da carga tributária específica das operações do FGTS e dos demais fundos garantidores, como Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab), vinculados ao Minha Casa, Minha Vida, e Fundo de Desenvolvimento Social (FDS)

    Zona Franca de Manaus

    •    Câmara tinha incluído o imposto seletivo sobre produtos concorrentes de fora da região para manter competitividade da Zona Franca;

    •    Relator trocou o imposto seletivo por Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

    Limites a Unidades da Federação

    •    Mantido artigo incluído de última hora na Câmara que autoriza estados e Distrito Federal a criar contribuição sobre produtos primários e semielaborados para financiar infraestruturas locais, mas foram acrescentadas restrições:

          —     Permissão apenas a fundos estaduais em funcionamento em 30 de abril de 2023

          —     Com a regra, apenas Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará poderão manter contribuição;

          —     Contribuição só poderá ser cobrada até 2032, para evitar nova guerra fiscal.

    Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais

    •    Seguro-receita para compensação da perda de arrecadação dos entes federativos com o fim de incentivos fiscais sobe de 3% para 5% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS);

    •    Mudança atende a pedido dos estados;

    •    Critérios de repartição:

          —     estados e municípios com maior perda relativa (em termos percentuais) de arrecadação;

          —     receita per capita (por habitante) do fundo não pode exceder três vezes a média nacional, no caso dos estados, e três vezes a média dos municípios de todo o país, no caso das prefeituras.

    Comitê Gestor

    •    Encarregado de gerir a cobrança e a arrecadação do IBS, Conselho Federativo foi rebatizado de Comitê Gestor;

    •    Órgão passará a ter caráter exclusivamente técnico, assegurando divisão correta dos recursos, sem capacidade de propor regulações ao Legislativo;

    •    Presidente do Comitê Gestor terá de ser sabatinado pelo Senado.

    •    Congresso poderá convocar o presidente do Comitê Gestor e pedir informações, como ocorre com os ministros

    •    Representação do órgão será feita por integrantes das carreiras da Administração Tributária e das Procuradorias dos estados, do Distrito Federal e municípios.

    •    Emenda sobre representantes do órgão acatada a pedido dos Fiscos para impedir criação de carreiras e cargos dentro do Comitê Gestor

    Incentivo a estados e municípios

    •    Estados e municípios que aumentarem arrecadação ao longo do tempo acima da média dos demais entes receberão maior parcela do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência dos estados e dos municípios

    •    Medida cria estímulos para gestores locais melhorarem eficiência da arrecadação

    •    Incentivo quer evitar “caroneiros”, governadores e prefeitos que peguem carona na divisão do IBS durante a transição sem se esforçarem para aumentar arrecadação própria, porque a parcela de cada um estará estabelecida após 2028

    Matéria alterada às 9h57 para incluir, no item de Alíquota zero sobre a compra de veículos, a possibilidade de pessoas com deficiência, além dos taxistas.

    Fonte: Agência Brasil

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