A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) formalizou pedidos aos governos estaduais, municipais e ao Distrito Federal para garantir transporte público gratuito nos dias 3 e 10 de novembro, datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Com mais de 5 milhões de inscritos, dos quais 4,3 milhões confirmados, o Enem deste ano registra o maior número de candidatos desde 2020.
A campanha da UBES pelo passe-livre visa ampliar a participação dos jovens no exame e evitar que questões econômicas impeçam estudantes de prestar a prova, considerada essencial para o acesso ao ensino superior.
“Garantir o passe-livre é promover justiça social e dar igualdade de oportunidades aos jovens”, destaca a entidade em materiais divulgados nas redes sociais.
Em 2023, mais de 1 milhão de estudantes utilizaram a gratuidade no transporte público para participar do Enem, de acordo com dados da UBES.
Agora, a entidade espera ampliar esse número, reforçando a importância da medida para diminuir a evasão no processo de aplicação do exame.