Nos próximos 30 dias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementará um reforço significativo na análise dos atestados médicos enviados pela internet nos pedidos de benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.
A inovação surge por meio de uma inteligência artificial (IA) desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que está sendo testada para detectar possíveis tentativas de fraude com o Atestmed, sistema de análise documental que substituirá a perícia médica tradicional.
A nova ferramenta de IA promete uma análise mais eficaz e rigorosa, cruzando dados cadastrais de médicos com as informações presentes nos atestados médicos.
O sistema verificará detalhes como o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), a especialidade médica, o local de trabalho e o endereço IP do computador de envio do atestado, além de comparar a assinatura e o nome do profissional de saúde.
A abordagem visa identificar qualquer inconsistência ou indício de fraude nos documentos enviados, fortalecendo a integridade do processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária.