A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu a Comenda Desembargador Moura Castro, neste sábado (26), entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho.
“Eu não costumo receber homenagens, eu sempre busco declinar, não porque eu não me sinta extremamente honrada com essas homenagens, é porque, na verdade, eu entendo que só cumpro o meu dever. E que pelo cumprimento do dever, não haveria necessidade de eu ser homenageada. Mas não poderia, de forma alguma, tendo vindo a Maceió, com outra finalidade institucional, deixar de visitar esse Tribunal de Justiça”, disse a ministra Rosa Weber.
Na oportunidade, a presidente do STF e do CNJ parabenizou o desempenho do Judiciário alagoano no Mutirão Processual Penal, promovido a nível nacional de 25 de julho a 25 de agosto, com o TJAL cumprindo a meta dois dias antes do prazo estabelecido.
“Tive a oportunidade de ouvir todas as metas que estão sendo atingidas e toda belíssima atividade desenvolvida, não só no plano jurisdicional, mas também no plano administrativo e com reflexos em programas sociais, com muita atenção ao sistema prisional e com resultado das metas estipuladas pelo CNJ no mutirão carcerário, o que muito me alegrou”, falou.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, destacou o orgulho e a satisfação de a Justiça alagoana poder homenagear a ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro deste ano.
“A senhora está marcando o Judiciário brasileiro na sua forma de ser, fazendo ver que podemos realizar muito mais porque nós estamos preocupados em servir melhor a sociedade. Dizer que a ministra vai fazer falta, óbvio que é como a senhora disse aqui, é um ciclo e precisamos saber também nos preparar para esse ciclo, mas dizer que foi muito bom ter a senhora representando o nosso STF. A nossa homenagem foi motivo de muito orgulho para todos os desembargadores, quando foi sugerida rapidamente teve a adesão”, explicou o desembargador presidente.
Também participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL, Domingos Neto, corregedor-geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Celyrio Adamastor Tenório, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), o juiz Antônio Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJAL, e servidores do Poder Judiciário.
A ministra Rosa Weber veio a Alagoas para fiscalizar o concurso dos cartórios promovido pelo CNJ neste sábado (26) e domingo (27).
Homenagem
A homenagem reconhece as valorosas ações que têm propiciado o aperfeiçoamento das instituições responsáveis pela distribuição da Justiça, bem como contribuído para o desenvolvimento da ciência jurídica e para a valorização do Poder Judiciário.
A outorga da comenda foi aprovada pelo Tribunal Pleno na sessão administrativa realizada no dia 16 de agosto deste ano. A comenda foi instituída em 2008, por meio da Resolução nº 34.
Fonte: Portal CNJ