Mais

    Justiça do Trabalho capixaba promove exposição sobre mulheres negras inspiradoras

    “Uma mulher negra feliz é um ato revolucionário.” 

    A frase da escritora e pesquisadora em Antropologia Juliana Borges poderia estar escrita ao lado de cada uma das 20 imagens que compõem a exposição E Eu, Mulher Preta?, inaugurada na última semana. Com curadoria de Marilene Pereira e Thaís Gobbo, a exposição traz fotografias de Ana Luzes, Luara Monteiro, Taynara Barreto e Thais Gobbo. As fotos poderão ser apreciadas até o dia 6 de novembro, na galeria ao lado do Cejusc, no horário de funcionamento do Tribunal.

    A produtora cultural e mestra em Educação Marilene Pereira, idealizadora do projeto, explica que, para a exposição, foram fotografadas dez mulheres negras de Vitória, Ibiraçu e Alegre. Por meio dos registros dessas mulheres inspiradoras, são trazidos ao debate temas atuais e urgentes, como  empoderamento coletivo como estratégia de resistência,  violência contra a mulher negra, padrões de beleza impostos pela sociedade eurocêntrica,  afetos, autoconhecimento, além de práticas e tradições religiosas de matriz africana.

    Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial

    O TRT-17 é signatário do pacto nacional desde o dia 14 de setembro deste ano. A adesão representa um marco significativo na luta contra o racismo estrutural dentro do sistema judiciário brasileiro.

    O Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial consiste na adoção de programas, projetos e iniciativas a serem desenvolvidas em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de combater e corrigir as desigualdades raciais, por meio de medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias, para eliminação do racismo estrutural no âmbito do Poder Judiciário.

    Serviço: 

    Exposição E Eu, Mulher Negra? 
    Idealização: Marilene Pereira
    Curadoria: Marilene Pereira e Thais Gobbo
    Fotografias de: Ana Luzes, Luara Monteiro, Taynara Barreto e Thais Gobbo
    Data: 16 de outubro a 6 de novembro
    Local: Galeria ao lado do Cejusc – 5º andar do Edifício Fórum
    Visitação: de segunda a sexta, das 12h às 19h  

    Fonte: TRT17

    Fonte: Portal CNJ

    Últimas