O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sediou, nesta quarta-feira (16/8), o curso Atendimento Humanizado, voltado ao público LGBT+, no modo Roda de Conversa, ministrado pela ONG Iguais.
O evento contou com a presença do juiz membro do TRE-PB Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, presidente da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão; da procuradora Regional Eleitoral, Acácia Soares Peixoto Suassuna; do fundador e presidente da ONG Iguais LGBT+, Dhell Félix; do coordenador Jurídico, Ginaldo Figueiredo; da secretária da Entidade, Elaine Pontes; e da vice-presidente da Iguais Associação, Karina Espínola Guedes.
O objetivo da parceria firmada entre o TRE-PB e a Associação Iguais consiste em promover a abertura à diversidade, favorecendo a inclusão, orientando servidores, gestores e terceirizados que lidam diretamente com o público, para que se aplique tratamento adequado e humanizado às pessoas LGBTQIA+, especialmente travestis e transexuais.
A roda de conversa abordou o significado detalhado da sigla LGBTQIA+, as principais datas comemorativas e representativas relacionadas à comunidade LGBT; o uso do pronome adequado; a importância do nome social – direito da pessoa trans; e orientação a respeito do uso de banheiros sociais e outros.
A Iguais Associação concede o selo “Iguais na Diversidade” a empresas e instituições públicas que se comprometem a ser um espaço seguro e de respeito à diversidade.
A realização do curso contou com apoio direto da Assessoria de Eleição, Inovação e Inclusão (AEII), e da Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (COEJE), por meio da Seção de Capacitação, Treinamento e Estudos Eleitorais (SECATE).
Fonte: TRE-PB
Fonte: Portal CNJ