O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 5.055.699 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Esse número ainda pode aumentar, pois o governo federal concedeu um período extra de inscrição para os candidatos do Rio Grande do Sul, que poderão se inscrever entre os dias 16 e 21 de junho.
A quantidade final de inscrições confirmadas e o perfil dos participantes serão divulgados após a compensação de todos os pagamentos da taxa de inscrição, que é de R$ 85. O prazo para o pagamento se encerra na quarta-feira, 19 de junho.
O pagamento deve ser realizado por meio de boleto bancário do Banco do Brasil, que é disponibilizado ao inscrito após o acesso ao sistema do exame pelo login único do Gov.br.
Esta medida visa assegurar que todos os interessados tenham a oportunidade de participar do exame, que é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil.
O Enem é uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas, além de possibilitar acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com o aumento das inscrições, o MEC reforça seu compromisso em democratizar o acesso à educação superior no país.