Mais

    Governo Lula nega reajuste aos servidores públicos federais

    O governo Lula propôs aumentos nos auxílios de alimentação e saúde, porém, não apresentou uma proposta de reajuste salarial para os servidores do Executivo em 2024.

    Em uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada na última segunda-feira (18), o secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, explicou que as limitações orçamentárias não permitiram avançar na recomposição salarial.

    De acordo com Feijóo, a proposta apresentada já é resultado de um “enorme esforço” de negociação da ministra Esther Dweck para abrir espaço no Orçamento da União.

    Apesar disso, a ausência de uma proposta de reajuste salarial preocupa os servidores do Executivo, que esperam uma valorização de seu trabalho.

    A falta de reajuste salarial para os servidores públicos tem sido uma questão recorrente nos últimos anos no país.

    O congelamento de salários é justificado pelas restrições orçamentárias e pelo déficit fiscal.

    A medida tem gerado insatisfação e protestos por parte dos servidores, que argumentam que o congelamento salarial prejudica não apenas sua qualidade de vida, mas também a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

    Com salários desvalorizados, fica mais difícil atrair profissionais qualificados e competentes para ocuparem cargos no Executivo, o que pode afetar a eficiência e a eficácia da administração pública.

    Últimas