A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está desenvolvendo uma força-tarefa para reduzir as filas de cirurgias oftalmológicas com o objetivo de diminuir a espera para procedimentos como catarata, estrabismo e vitrectomia.
Para isso a SES firmou contratos com a rede complementar de saúde, investindo mais de R$ 2,8 milhões nessa iniciativa.
Para acelerar esse processo, a secretaria abriu editais de credenciamento e estabeleceu parcerias com instituições da rede complementar de saúde para a realização das cirurgias eletivas.
Além do Hospital de Base de Brasília, outras unidades hospitalares, como o CBV/Hospital de Olhos e o OftalMed, foram credenciadas para executar os procedimentos oftalmológicos.
No total, as três instituições credenciadas realizarão um total de 1.106 cirurgias oftalmológicas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os contratos com a Secretaria de Saúde foram publicados em agosto deste ano. Além do edital na área de oftalmologia, a secretaria também lançou editais para procedimentos em outras especialidades, como coloproctologia, otorrinolaringologia, urologia, varizes e tireoide.
A expectativa é que, com a realização desses procedimentos, mais de 7 mil cirurgias sejam feitas ao longo dos anos de 2023 e 2024.
De acordo com a pasta, a iniciativa é fundamental para garantir o acesso aos serviços oftalmológicos e reduzir as filas de espera, garantindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes do Distrito Federal que dependem do SUS.