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    Uso de inteligência artificial e dados é tema de debate na Educação

    O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Pesquisadores e gestores públicos discutiram, nesta semana, o uso de inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas voltadas à educação.

    O seminário “Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), teve como foco encontrar soluções para o gerenciamento de informações que garantam direitos e melhorem a tomada de decisões no setor.

    Um exemplo citado durante o encontro foi a análise em tempo real de dados, como a frequência dos alunos.

    A partir dessas informações, escolas podem identificar riscos de evasão e tomar medidas preventivas para apoiar estudantes, garantindo a permanência e o acesso à educação de forma mais eficiente.

    Segundo Anita Gea Martinez Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), um dos principais desafios envolve a obtenção de documentos, como o histórico escolar, de alunos que passaram por diferentes instituições.

    Esse problema, segundo ela, reforça a necessidade de modernizar a gestão de dados em toda a rede de ensino.

    A expectativa é que novas tecnologias e uma governança eficaz possam facilitar o compartilhamento de informações entre instituições e melhorar o desempenho do sistema educacional.

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