Mais

    Fumaça de incêndio com indícios criminosos no Parque Nacional cobre Brasília

    Parque Nacional de Brasília amanhece coberto de fumaça após incêndio com suspeita criminosa. Governador Ibaneis Rocha reúne forças de segurança e Ibram para definir ações e pode contratar brigadistas.

    O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Parque da Água Mineral, amanheceu coberto por fumaça nesta segunda-feira (16), após um incêndio de grandes proporções iniciado no domingo. As autoridades suspeitam de ação criminosa e a Polícia Civil, juntamente com a Polícia Federal, já investiga o caso.

    O governador Ibaneis Rocha convocou uma reunião de emergência com representantes das forças de segurança e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para definir medidas rápidas de combate ao fogo. Entre as decisões, está a contratação de mais brigadistas.

    A fumaça já afeta a saúde dos brasilienses, especialmente idosos e crianças. Com hospitais lotados, a situação é agravada pela greve de médicos da rede pública, que já dura mais de 15 dias.

    Os trabalhos de combate às chamas contam com o apoio de viaturas, aeronaves e drones, além da participação do Ibram.

    Em nível federal, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou no domingo a abertura de créditos extraordinários para enfrentar as queimadas no país. Dino classificou a situação como uma “pandemia” de incêndios e secas, afetando tanto a Amazônia quanto o Pantanal.

    Últimas