O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta sexta-feira (22), a proposta de um projeto de lei que visa alterar as alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no Distrito Federal.
A medida foi revelada durante a comemoração dos 60 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil no DF (Sinduscon-DF), em evento realizado no Dúnia City Hall, no Lago Sul, onde o governador recebeu uma homenagem pelo apoio ao setor.
O projeto de lei será enviado em breve à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para apreciação e, se aprovado, passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.
Durante seu discurso, Ibaneis Rocha destacou que a redução do ITBI não afetará os investimentos no DF, que devem variar de R$ 8 bilhões a R$ 10 bilhões para o próximo ano.
“O compromisso sempre foi, quando tivéssemos as contas ajustadas, promover essa redução. Ela terá um impacto significativo, especialmente na vida das pessoas que adquirem seus imóveis, seja o primeiro imóvel ou o primeiro imóvel novo. A construção civil tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirmou o governador.
A medida faz parte de uma estratégia do Governo do DF para impulsionar setores econômicos essenciais e fomentar a geração de emprego e renda na capital.