O Brasil soma 13 pódios, até agora, nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. São quatro medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, o que coloca o país na terceira colocação do quadro geral de medalhas da competição, atrás de Estados Unidos e México.
O país começou sua trajetória no Pan deste ano com duas medalhas de bronze: José Gabriel Almeida conquistou o terceiro lugar no Ciclismo Mountain Bike e Raiza Goulão também levou o bronze no feminino na mesma categoria.
O primeiro ouro brasileiro, em Santiago, veio pelas mãos da mais jovem atleta do Time Brasil. Rayssa Leal somou 236.98 na final do skate street e garantiu o lugar mais alto do pódio. E ainda teve dobradinha verde e amarela com Pâmela Rosa que ficou com a prata, ao somar 211.34. Foi do skate também o segundo ouro do Brasil no Pan, com Lucas Rabelo, no street masculino.
A natação brasileira foi o esporte que trouxe mais medalhas até agora. Do Centro Aquático, saíram nada menos que seis medalhas: dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Guilherme Costa venceu os 400m livre e a equipe brasileira ficou com o ouro nos 4 x 100m livre. As pratas vieram com Leonardo de Deus nos 200m borboleta e Maria Fernanda Costa, nos 400m livre. E os bronzes foram anotados por Gabrielle Roncatto, nos 400m livre, e da equipe feminina, no revezamento 4 x 100m livre.
O quadro de medalhas do Brasil, até o momento, fechou com outros dois bronzes: Paulo Ricardo Melo na categoria até 58kg do taekwondo, e a equipe masculina de ginástica artística.
Dos 23 brasileiros que garantiram pódio até agora, 21 são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do governo federal, ou seja, 91,3% dos medalhistas.
Neste domingo (22) os esportistas brasileiros voltam à disputa de medalhas, em várias modalidades. A categoria skate park faz usa estreia na história dos jogos Pan-Americanos e os skatistas Raicca Ventura e Augusto Akio representarão o país. Na ginástica artística é a vez da equipe feminina, que vem de um histórico inédito com a prata, por equipes, conquistada agora em outubro na Bélgica.
Boxe, basquete 3×3, natação, remo e vôlei de praia são algumas das modalidades onde também tem brasileiros neste domingo de Pan-Americano de Santiago.
Fonte: Agência Brasil