Mais

    Alunos de escola pública da Asa Norte visitam Universidade de Brasília

    Alunos do CEF 410 conheceram o campus Darcy Ribeiro e puderam sonhar com a educação superior

    Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

     

     

    Uma aula a céu aberto mudou a rotina de estudos de alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte na manhã desta terça-feira (01). Estudantes de 13 e 14 anos, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, visitaram o campus da maior universidade pública do DF, a Universidade de Brasília (UnB), puderam conhecer a estrutura do campus Darcy Ribeiro e sonhar em um dia cursar o ensino superior.

     

    O futuro, ainda que distante, despertou curiosidade em Yarley  Miranda de Araújo, de 14 anos. “Eu não conhecia muito da universidade, apenas o que via na televisão e nas redes sociais. Eu não fazia ideia do tamanho dela”, contou. “Agora me interessei ainda mais em estudar futuramente na UnB, pois penso em cursar algo na área de tecnologia. As pessoas não fazem ideia da infinidade de cursos e do tamanho da UnB, então poder vir até o campus é muito importante e a gente sente uma vontade maior de ingressar na universidade”, disse.

     

    O ponto de partida da visita foi o Observatório Sismológico que exibe a mostra Sismológica do SIS/UnB. A exposição possui quadros ilustrativos sobre temas de terremotos e como eles eram registrados pelos sismógrafos da estação; mapas da sismicidade brasileira; sismômetros sismográficos, que são instrumentos que detectam o movimento do solo através de variação do campo magnético e até simuladores de terremotos reais, que contam com a interação dos visitantes.

     

    “Assim que a gente entrou, eu já gostei de todas as partes sobre terremotos e placas tectônicas. Estava praticamente rezando para vivenciar uma experiência real por meio das simulações para sentir não só os tremores mas o próprio barulho causado por um terremoto real”, contou Yarley.

     

     

    Outro ponto da visitação foi o Museu de Geociências, que traz um acervo de amostras de fósseis, minerais, rochas e artefatos arqueológicos. Os alunos ficaram encantados com os fósseis de dinossauros e fragmentos reais de meteoritos. O Museu é idealizado pelo Instituto de Geociências, e faz parte dos cursos de bacharelado em Geologia, Geofísica e Ciências Ambientais, da UnB.

     

    A vice-diretora do CEF 410, Rubéria da Silva Caminhado, fala sobre a importância da visita na educação e formação dos estudantes. “O que vimos hoje é gratificante para a aprendizagem, o que foi ensinado a eles durante a visita ao Observatório Sismológico tem a ver, por exemplo, com as disciplinas de geografia e ciências. É um conteúdo interdisciplinar já trabalhado em sala de aula nas disciplinas que correspondem às áreas”, diz.

     

    Projeto Vivência UnB

     

    A visitação à Universidade de Brasília faz parte do projeto Vivência UnB, uma iniciativa criada para integrar a sociedade à instituição, por meio de visitação guiada aos espaços físicos que proporcionem conhecimento e troca de saberes. A expectativa do projeto é fomentar na comunidade, em especial, nos jovens, a vivência do que é estudar na UnB.

     

    “O Vivência faz uma conexão de vários projetos que são desenvolvidos no Decanato de Extensão (DEX) da universidade. O estudante, ao se deparar com o campus Darcy Ribeiro, vai se deparar com uma verdadeira obra de arte no âmbito da arquitetura, diálogo com monitores e até encontro com reitora, onde os estudantes podem fazer perguntas sobre como ter acesso a UnB, para tirar dúvidas. O que pretendemos mesmo é que os estudantes das escolas públicas reconheçam na Universidade um espaço possível para ele estudar no futuro”, explica Olgamir Amancia Ferreira, decana de extensão da UnB.

     

    Projeto Vivência UnB

     

     

    Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

    Últimas