Nesta sexta-feira (10) no Auditório da Universidade Paulista – UNIP, na 913 Sul, uma comovente formatura marcou os 34 anos de trajetória do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc).
O evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, também celebrou as bodas de prata do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), reforçando décadas de dedicação à segurança e à educação.
Desde a sua fundação no de 1989, por meio do Decreto 11.958, o BPESC possui a nobre missão de manutenção da ordem pública e da sensação de segurança das 1647 unidades de ensino e seus perímetros em todo o Distrito Federal. O policiamento ostensivo escolar exige capacitação permanente nas mais diversas expertises, como Direitos Humanos, Estatuto da criança e do Adolescente, Análise e Prevenção Criminal do Ambiente, Atendimento de Ocorrências de alta complexidade, enfrentamento ao uso de drogas e bullyng.
Em busca de complementação da atividade de segurança escolar ocorreu no de 1998 a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas, mais conhecido como PROERD, adaptação do programa norte americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E) como forma de combater o uso abusivo de drogas e a prática de violência.
Duarante a solenidade a Tenente-Coronel Renata Braz, Comandante do BPEsc, ressaltou, em seu discurso, a relevância dessa jornada voltada à proteção e orientação nas escolas, destacando o papel crucial do PROERD na construção de um ambiente escolar mais seguro e consciente. A formatura foi um momento de celebração, reforçando o comprometimento do BPEsc com a comunidade.
Além do policiamento nas unidades escolares, o Batalhão oferece palestras sobre temas relevantes aos estudantes, abordando questões como bullying, violência e drogas. O PROERD, programa executado em parceria com as escolas, capacita policiais militares para ensinar crianças a resistir às drogas, à pressão de grupos, controlar a tensão e promover valores fundamentais.
Ao encerrar a solenidade Coronel Wesley de Almeida Santos, Chefe do Departamento de Operações (DOP), elogiou o serviço realizado pela Unidade.
“É um momento de gratidão e reconhecimento. O serviço exemplar prestado pelo BPESC à sociedade e o talento vibrante da banda de música do Colégio Cívico Militar Centro Educacional 308 Recanto das Emas são fundamentais para nossa comunidade. Investir na formação das nossas crianças é pavimentar um caminho promissor para o futuro.” – Disse Coronel Wesley .
A unidade militar também foi pioneira na concepção da gestão compartilhada nas escolas, lançada em 2017 e atualmente implementada em diversas escolas no Distrito Federal. O BPEsc continua sua missão de proteger e educar, deixando um legado significativo na comunidade escolar.
Fonte: PMDF