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    Ciclovia da DF-480 ganha barreiras de concreto para coibir infrações

    A ciclovia recém-construída na DF-480, entre o Gama e o Catetinho, está recebendo esferas de concreto em diversos trechos da sua extensão de 9,3 km.

    A decisão de instalar cerca de 30 esferas, de uma extremidade à outra na largura de 2,5 metros da faixa exclusiva para os ciclistas, em diversos trechos, foi tomada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) para impossibilitar o trânsito de veículos automotores na pista.

    Nas últimas semanas, a Superintendência de Trânsito (SUTRAN) e a Superintendência de Obras, através do 5º Distrito Rodoviário, constataram que inúmeros carros e até caminhões estavam infringindo as leis de trânsito e trafegando pela ciclovia para fugir do trânsito da via expressa.

    Para coibir essa infração grave, o órgão decidiu pela instalação dos dispositivos. “Recebemos muitas denúncias de invasão da ciclovia por parte de veículos automotores, e por isso, optamos pela aplicação das bolas de concreto para que essa prática cesse, antes que a faixa seja totalmente destruída e que alguém se machuque”, disse o engenheiro Eli Câmara, responsável pela construção da pista.

    A instalação das peças de concreto deve ser concluída até meados da próxima semana. Os trechos que receberão as bolas estão sendo mapeados pelo Distrito. “Estamos vendo os pontos em que os carros acessam a ciclovia para trafegar e estamos instalando as peças justamente nesses locais”, complementou Câmara.

    A SUTRAN reforça que de acordo com o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo em ciclovias, ciclofaixas, acostamentos é uma infração gravíssima. A penalidade é a multa no valor de R$ 880,41.

    A obra na ciclovia

    A construção da ciclovia na DF-480, que liga a região administrativa do Gama à primeira residência oficial – e ponto turístico – de Brasília, o Catetinho, teve início em novembro de 2022.

    A obra é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), que coloca mais 9,3 km na conta da malha cicloviária do DF, a segunda maior do país, que atualmente conta com 664 km.

    O investimento no modal não poluente foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

    A ciclovia tem 2,5 metros de largura com duas faixas de rolamento de 1,25 metros em cada sentido e 0,25 metro de segurança em cada bordo – ou margem – da pista. A obra já passou pelas etapas de terraplenagem, pavimentação, serviços de drenagem, além de sinalizações horizontal e vertical.

    Atualmente, a obra está na fase final, com a conclusão das calçadas. A previsão é de que a pista seja inaugurada e entregue oficialmente à população até meados de setembro.

    Fonte: DER – DF

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