Mais

    Educadores da SEEDF participam de debate sobre avaliação do Novo Ensino Médio

    O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16) no auditório da Câmara Legislativa do DF

    Tainá Morais, Ascom/SEEDF

     

     

    Na tarde desta quarta-feira (16), especialistas, educadores e autoridades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal se reuniram na Câmara Legislativa do DF para participarem do encontro “Diálogos Sobre Avaliação”, com o objetivo de debater e refletir sobre o processo avaliativo em prol das aprendizagens de todos os estudantes do Novo Ensino Médio.

     

    Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que esteve presente na abertura do evento, a implementação do Novo Ensino Médio no DF foi um desafio, uma vez que ocorreu em meio à pandemia. A gestora destacou, ainda, a importância do evento como espaço de socialização de experiências e aprendizado mútuo.

     

    A avaliação é um processo fundamental para entendermos o progresso dos estudantes e a atuação dos professores. Esses diálogos nos permitem repensar abordagens, buscando sempre aprimorar nosso sistema educacional e as melhorias que precisam ser feitas, que não são poucas“, afirmou a secretária.

     

    Uma das principais questões tratadas foi a relevância da avaliação na organização do trabalho pedagógico. Professores presentes no evento expressaram preocupações quanto à pressão excessiva por resultados e, também, quanto à estrutura para a realização do trabalho, ressaltando a importância de uma abordagem equilibrada que não comprometa os processos de ensino e aprendizagem.

     

    De acordo com a diretora de Ensino Médio da SEEDF, Hélia Giannetti, o evento dá início a uma série de ações em torno da temática avaliação, bem como acerca das percepções de toda a comunidade escolar sobre a implementação do Novo Ensino Médio, a fim de que se possa identificar fragilidades e potencialidades.

     

    É crucial entender que a avaliação não deve ser vista apenas como um indicador de desempenho, mas sim como processo que que permite  identificar pontos fortes e áreas que precisam de aprimoramento, tanto para os estudantes quanto para os educadores“, enfatizou.

     

     

     

    Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

    Últimas