Mais

    Estudantes de escolas públicas chegam à final de Olimpíada Brasileira de Robótica

    Alunos do CEM 03 do Gama e o CEF 01 do Paranoá venceram em quatro categorias da competição

    Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

     

     

    Alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 do Gama e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Paranoá participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Distrito Federal e acabaram premiados na competição, que ocorreu no último sábado (12), em Taguatinga,  e contou com a participação de representantes de escolas públicas e privadas. Ao todo, 36 equipes participaram da etapa final da OBR.

     

    Raquel Lins, servidora da Secretaria de Educação e uma das organizadoras da OBR, explica que o objetivo da competição é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, despertando neles a cultura maker, o empreendedorismo e a inovação. “O maior desafio e objetivo é tornar nosso país um forte protagonista das transformações tecnológicas do futuro, capacitando nossos estudantes com a robótica desde seus primeiros anos de vida, A gente fica muito feliz em ver as escolas públicas concorrendo de igual para igual com as outras escolas”, disse.

     

    O estudante Gustavo Santos Moreira, 17 anos, aluno do CEM 03 do Gama, falou sobre como se sentiu feliz em estar entre as melhores escolas, públicas e privadas. “Nosso objetivo, em termos práticos, é completar todos os circuitos da arena com o nosso robô. E confesso que estar entre os melhores, dentre as escolas públicas e privadas, com tantos legos na competição, é desafiador, mas estamos confiantes e temos certeza de que essa etapa de hoje é só mais um passo nessa trajetória, independentemente do resultado. E ciência é isso, são muitas tentativas até obter uma versão que entregue um bom produto final”.

     

     

    Premiação

     

    A Olimpíada de Robótica é composta de diversas fases e categorias de premiação, entre a principal e as extras. As escolas CEF 01 Paranoá e CEM 03 Gama venceram quatro, das sete categorias extras da competição.

     

    O CEF 01 Paranoá recebeu o Prêmio Robustez, nível 2, com o robô NEOBOTS.

     

    Já o CEM 03 do Gama ficou com os seguintes prêmios:

    • A equipe Extra Squad, do 1⁰ ano, levou a medalha de Melhor Programação.

    • A equipe Htech-Bots, do 2° ano, levou o prêmio por Robô mais Inovador.

    • A equipe Os Cotocos, do 3⁰ ano, levou a medalha Maker.

     

    Para o professor responsável pela equipe, Rodrigo Damasceno, do CEM 03 do Gama, a ideia é “fazer com que os alunos se sintam capazes de construir algo em conjunto e aprender a desenvolver a resiliência, aprender a lidar com pressão, e sempre buscar o aprimoramento do robô”, completou.

     

    Aprendizagem

     

     

    A Secretaria de Educação oferta, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), cursos na área de tecnologia e gamificação em sala de aula, como o Robótica Maker – Autoformação.

     

    O curso objetiva estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas por parte dos cursistas no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da educação básica nas  competências: pensamento científico, crítico e criativo; resolução de situação problema; cultura maker e projetos de autoria; pensamento computacional (raciocínio  lógico, lógica de programação); e trabalho em equipe (colaboração, respeito e empatia).

     

    Já para os estudantes, a robótica desempenha um papel crucial na educação, uma vez que oferece benefícios que vão desde o desenvolvimento de habilidades técnicas até o estímulo da criatividade e resolução de problemas.

     

    No que tange ao aprendizado prático, a robótica proporciona uma abordagem concreta para o aprendizado de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os alunos podem aplicar teorias e princípios abstratos em projetos tangíveis, o que aumenta a compreensão e retenção do conhecimento.

     

    Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

    Últimas