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    Iniciativas de escolas públicas que promovem a saúde mental dos alunos são premiadas

    Juntas, elas receberam R$ 200 mil, valor para incentivar criação de novos projetos

    Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

     

     

    Na manhã desta quinta-feira (19), 20 projetos de escolas da rede pública do DF que promovem a saúde mental de estudantes receberam reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na área da saúde mental dos estudantes. A premiação das escolas ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com cerca de 500 participantes, entre estudantes, profissionais da educação e membros do legislativo distrital.

     

    A ação é iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da CLDF e tem por objetivo dar para escolas da rede pública do DF recursos de emenda parlamentar para incentivar e apoiar a criação de novos projetos relacionados à saúde mental nas unidades de ensino. As escolas premiadas dividiram R$ 200 mil.

     

    Na ocasião, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de se levantar a bandeira da saúde mental no contexto escolar, em especial, no período pós-pandemia. “Recentemente, nós inauguramos um espaço com esse foco. Quando tratamos a saúde mental nas escolas, estamos tratando o problema de forma precoce e preventiva, evitando que os problemas emocionais ou psicológicos se agravem na escola ou na sociedade,” pontuou a secretária.

     

    Jéssica de Amorim Gomes, supervisora do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, foi uma das profissionais agraciadas com o projeto “Forjando a tessitura de Haia”. “Os estudantes são provocados a produzir suas próprias expressões como meio de desabafo, em uma série de ações como cartazes, intervalos culturais, palestras, piqueniques e rodas de conversa. Isto vem reduzindo os episódios de ansiedade, constrói uma cultura dialógica de alegria e ajuda a detectar e encaminhar ao sistema de saúde casos de maior vulnerabilidade. Acima de tudo. faz com que os estudantes sintam-se seguros, ouvidos, vistos e amparados cotidianamente”, explica.

     

     

    Arthur Gustavo Soares, 11 anos, é aluno do 5º ano da Escola Classe (EC) 03 da Estrutural e conta que já sofreu bullying, mas depois que contou para a família e para a direção da escola, o problema foi resolvido.  “Minha mãe foi à escola e disse para eu contar o que eu sentia para a professora. Depois, a professora e a diretora fizeram uma roda de conversa com todos. Elas disseram que a escola é para estudar, aprender e fazer um trabalho lindo, e não fazer bullying com ninguém. Hoje todos os colegas se respeitam”, conta.

     

    Fortalecimento

     

    Durante o evento, foi anunciado o projeto de lei de autoria da deputada Dayse Amarilio, que institui os objetivos e diretrizes para a implantação da Política de saúde mental para estudantes e profissionais de Educação no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal.

     

    Se aprovado, haverá a criação de uma Política de Saúde Mental para estudantes e profissionais de Educação com a finalidade promover práticas que preservem a saúde mental dentro da comunidade escolar, de modo a prevenir que estudantes e profissionais sejam afastados em razão de doenças dessa natureza.

     

    Foi publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Portaria nº 1.062, que institui o Programa de Saúde Mental no Trabalho para os profissionais da rede pública de ensino do DF.  Por meio da iniciativa, serão realizadas ações, projetos e programas de promoção ao bem-estar coletivo e individual no ambiente de trabalho, assim como para garantir a saúde mental dos servidores. O público-alvo são os professores efetivos, temporários e aposentados, além dos demais servidores da Secretaria de Educação.

     

    Projetos Premiados

     

    Escola Projeto
    CEM 01 de Brazlândia Forjando a tessitura de Haia
    CEI 01 de Brazlândia Respirar para acalmar
     CEM 03 de Ceilândia Keep Calm
    EC 62 de Ceilândia Identidade
    EC 09 do Gama Terapia Comunitária Integrativa: Escuta, Palavra e Vínculos
    JI 03 do Gama TCI na Educação Infantil – Rodinha da Escuta
    CED Gesner Teixeira do Gama Saber Cuidar: Projeto Práticas Integrativas em Saúde na Escola
    EC 03 da Estrutural | CRE do Guará Coração que sente e chora
    EC 03 Paranoá Educando Corações e Mentes
    EC Comunidade de Aprendizagem do Paranoá Coração que sente e chora
    EC Alto Interlagos Caderno Pedagógico como ferramenta de apoio a saúde mental
    CEF Nossa Senhora de Fátima de Planaltina Saúde mental: vivência, construção e transformação do ser (Recreio Saudável e Bate papo no pátio)
    CEF 03 de Planaltina “Zen” Estresse: promoção da saúde mental em uma Escola de Tempo 100% Integral
    JI 305 Sul – Plano Piloto Plena Atenção na Escola (PAE)
     EC 111 de Samambaia Ler, ouvir, sentir e se reconhecer. Aprendendo por meio das emoções e sentimentos
    CEM 404 de Santa Maria Aonde Tenha Sol – A música e a Interdisciplinaridade com Orientação Educacional
    EC 12 de Taguatinga Sinto, logo me expresso
    CEM Escola Industrial de Taguatinga – CEMEIT Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio
    Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga A psicoeducação das emoções no contexto escolar de alunos surdos, surdos-cegos e CODAS da Escola Bilíngue

     

    Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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