Normas sobre o tema foram explicadas durante o encontro com setores da Pasta
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Na tarde desta quinta-feira (23), uma importante reunião de alinhamento entre a Ouvidoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal e diversos setores da Pasta foi realizada na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Representantes de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino e todas as subsecretarias estiveram presentes. O encontro teve como objetivo aprimorar a colaboração entre as áreas e promover uma gestão mais eficiente das demandas e sugestões relacionadas à educação.
Durante a reunião, foram abordados diversos temas de relevância para a educação no DF. Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de estabelecer um canal de comunicação mais ágil. A expectativa é que isso permita um fluxo mais rápido no tratamento de questões educacionais, beneficiando diretamente alunos, pais e profissionais da área.
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que esteve presente na abertura da discussão, o trabalho da Ouvidoria é de extrema importância para a SEEDF. “É o canal principal para que possamos melhorar o nosso atendimento como servidores públicos. A Ouvidoria é a voz do cidadão que precisa ser ouvida e precisa de retorno”, destaca.
Normas e legislações relacionadas à Ouvidoria Geral foram explicadas durante o encontro. A compreensão clara desses aspectos é fundamental para garantir que os processos sejam conduzidos de acordo com os princípios éticos e legais, promovendo a confiança da população nos canais de participação e diálogo.
De acordo com a ouvidora da Pasta, Evelyne Maria Moura, a parceria entre a Ouvidoria e os diversos setores da Secretaria de Educação é indispensável para o aprimoramento contínuo do sistema educacional do Distrito Federal. “Estamos comprometidos em ouvir atentamente as sugestões e preocupações da comunidade e agir de forma proativa para melhorar nossas escolas e a qualidade da educação oferecida”, afirmou.
O diálogo e demais alinhamentos continuarão nos próximos meses, com a previsão de encontros regulares para monitorar o progresso das ações acordadas. O objetivo é que com uma comunicação mais fluida e a atenção às normas de Ouvidoria, os cidadãos do Distrito Federal possam desfrutar de um sistema educacional que atenda às as necessidades e expectativas.
Para registrar reclamações, denúncias, sugestões ou dúvidas os cidadãos podem acessar o site ParticipaDF ou entrar em contato pelo telefone 162. A SEEDF ressalta ainda a importância do registro oficial na Ouvidoria para que as informações possam ser apuradas por todas as autoridades competentes.