São medidas determinadas pela Semil para garantir mobilidade e segurança aos frequentadores durante execução de obras na capital paulista
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) determinou a adoção de duas medidas para garantir o deslocamento de pedestres e ciclistas no Parque Bruno Covas. O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores e a integridade física dos usuários durante a execução das obras do viário da Marginal Pinheiros e de contenção dos processos erosivos das margens do rio Pinheiros.
A primeira determinação é a implementação de passarela flutuante, que terá aproximadamente 90 metros de extensão, e está prevista para ser entregue no início de setembro. A estrutura será instalada entre a Usina SP e a ponte Estaiada, próximo à “Casa Conectada”, no Parque Bruno Covas (margem oeste). O acesso para pedestres e ciclistas se dará pela passarela da Vila Olímpia, próxima à estação de trem (margem leste).
As obras de contenção dos processos erosivos das margens do rio Pinheiros, sob a responsabilidade do Departamento de Águas de Energia Elétrica (DAEE), serão iniciadas somente quando a passarela flutuante estiver pronta.
Já a segunda diretriz da Semil é a criação de uma ciclovia temporária, a partir da ponte da Cidade Jardim e acesso ao Parque Bruno Covas. Com isso, o tráfego de caminhões e maquinário ficará mais distantes dos ciclistas. A obra será entregue ainda na primeira quinzena de agosto. O novo caminho funcionará neste modelo até que seja instalada a passarela flutuante.
Para o secretário-executivo da Semil, Anderson Marcio de Oliveira, a decisão é importante para garantir a mobilidade dos frequentadores do local. “Estamos comprometidos com a transparência e diálogo constante com a população. As obras serão executadas, mas faremos sem que os usuários tenham qualquer prejuízo”, ressaltou.
Ciclo Comitê Paulista
Nesta terça-feira, 01, a Semil publicou, no Diário Oficial do Estado, a reestruturação do Ciclo Comitê Paulista. O órgão, formado por representantes da sociedade civil e do poder executivo, tem como objetivo subsidiar tecnicamente e definir ações estaduais relacionadas à implementação de procedimentos e estruturas para veículos não motorizados (transporte ativo).
O Comitê passa a contar agora com a participação de um representante do Detran (Departamento de Trânsito) e um representante do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Além disso, a Semil realizará, mensalmente, reuniões para que as entidades possam contribuir com os estudos, propor ações e debater os assuntos de forma aberta e conjunta.