A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) promoveu a abertura do 6° Curso de Policiamento Diplomático-2023, nesta terça-feira (17), no auditório principal da sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), localizada na Asa Norte- SEN 801. O curso conta com 24 alunos no total, todos pertencentes ao DF, dos quais 4 são policiais militares femininas. A carga horária é de 90 horas, na modalidade presencial.
De acordo com o Major Rafael Delatorres, Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Rio Branco), as aulas visam capacitar os policiais para atenderem, de forma mais técnica e qualificada, o Corpo Diplomático sediado na capital federal, com irretocável obediência às prescrições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. “O curso é um diferencial que nossa tropa busca, no conhecimento da legislação internacional aplicada à atividade policial e também de outros idiomas. Oferecerá disciplinas como representações estrangeiras e imunidades diplomáticas, segurança de dignitários, direito internacional, além de inglês e espanhol”, disse.
Vale ressaltar que o projeto não é pré-requisito para ser do efetivo do 5ºBPM, tendo em vista que o batalhão também exerce o policiamento ordinário no Lago Sul, juntamente com o policiamento turístico, outra especialidade.
As lições serão ministradas em ambiente cedido pela faculdade Mackenzie, e outras instruções ocorrerão em embaixadas, onde os estudantes poderão conhecer os respectivos espaços físicos, bem como comparar o funcionamento da segurança pública do país em questão, com apresentações de adidos policiais e representantes do corpo diplomático. O término do curso se dará no dia 27/10.
Fonte: PMDF