A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a formatura do programa educacional de resistência às drogas – PROERD dos alunos de 10 turmas de 1º e 2º anos da Escola Classe 2 do Riacho Fundo II, na tarde desta terça-feira (31).
Ao total, 235 crianças receberam os certificados de participação no programa e celebraram junto à comunidade escolar e suas famílias o encerramento das atividades do PROERD na escola.
Esta formatura marcou a conclusão da primeira experiência de atuação híbrida de instrutores PROERD, que são lotados em unidades de área e executam o programa concomitantemente com a realização do policiamento ordinário nas regiões administrativas do Distrito Federal.
Dessa forma, a coordenação PROERD DF pretende expandir essa forma de atuação e espera aumentar o número de atendimentos a cada ciclo a partir do apoio dos comandos das unidades de área.
Os instrutores SGT Rosse e SGT Henrique Pinho desempenharam as atividades com o apoio da escola e das famílias, sob autorização do comandante do 28º BPM MAJ Ailton e supervisão do Batalhão Escolar. Formaram seus primeiros alunos em uma celebração cheia de alegria, ensinando as crianças a tomarem decisões seguras e saudáveis.
O Comandante do 28º Batalhão, MAJ Ailton, cita que “o PROERD tem o poder de tirar a criança da violência e do uso das drogas. Nosso objetivo é trazer as crianças e as famílias para o nosso lado. Que eles possam confiar na Polícia Militar e não se deixar levar pelas influências ruins”.
Proerd é um programa executado em parceria com as escolas, no qual os policiais militares capacitados tecnicamente ensinam as crianças como resistir às drogas, resistir à pressão de grupos, controlar a tensão, dar maior valor à família, não cometer bullying, relatar/denunciar de maneira segura o bullying, ser um bom cidadão e ter acesso a rede de ajuda.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
Fonte: PMDF