Fotos: Paulo Jamir/CCS/PMDF
Uma solenidade emocionante marcou a manhã desta sexta-feira (22), no Anfiteatro da Universidade Paulista – UNIP, situada na 913 sul. A Formatura do XVII Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) reuniu 17 alunos policiais militares de várias regiões do País, dentre elas, Brasília, Acre, Paraíba e Goiás.
A solenidade representou o encerramento oficial das atividades do XVII Curso Nacional de Formação de Instrutores do Proerd 2023, uma iniciativa institucional da Polícia Militar do Distrito Federal, com apoio do Comando do Batalhão de Policiamento Escolar. O curso, que se estendeu por 11 a 22 de setembro, capacitou esses dedicados policiais para se tornarem instrutores do Proerd, permitindo-lhes lecionar sobre o programa em escolas públicas e particulares.
O Proerd é um programa de extrema importância, desempenha um papel vital na luta contra o uso de drogas entre jovens e adolescentes, enfatizando a educação e a resistência às tentações do mundo das drogas.
Durante o curso, os alunos foram organizados em quatro equipes de cores diferentes e participaram de uma série de atividades, competindo em busca de pontuações.
Na cerimônia de formatura, todos receberam seus diplomas e brevês com entusiasmo, criando um ambiente de união e coleguismo e os três primeiros colocados do curso receberam uma singela premiação pelo desempenho no curso, sendo o primeiro lugar para soldado Wendel Richard de Araújo, em segundo lugar, a cabo Edilene Borges Martins, e em terceiro lugar Diego do Nascimento Monteiro.
Um dos momentos mais emocionantes da formatura ocorreu quando o soldado Jonas Santana relembrou ao sargento Gilcélio que foi seu aluno no programa em 2005 e agora, com grande alegria, também se torna instrutor do Proerd.
O evento contou com a presença de autoridades locais e membros do comando geral, que enfatizaram a relevância do programa e seus impactos positivos na sociedade. O Proerd permanece como uma das estratégias-chave para a prevenção do uso de drogas, com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e seguro para as futuras gerações.
O Comandante Geral, Coronel Adão Teixeira de Macedo, em seu discurso, destacou a importância da retomada do programa como parte dos planos estratégicos da polícia militar, elogiando os esforços dos formandos em se qualificarem como instrutores do Proerd. Ele reforçou o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar da comunidade, afirmando que “A formação de instrutores do Proerd é um investimento no futuro de nossas crianças, por isso o Comando da Corporação não economizará esforços para fortalecer e ampliar esse programa de sucesso.” Completou o coronel.
Após as homenagens, foi passado um vídeo de vários momentos vivenciados pelos alunos durante o curso, ocasiões de boas risadas e alegria. Ao final não podia faltar o mascote Leão Daren, símbolo de coragem, força e união, amado pelas crianças e protetor da família Proerd.
Fonte: PMDF