Departamento Estadual de Investigações Criminais apreendeu a carga que estava em um caminhão a caminho do estado de Goiás
Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam na madrugada de domingo (20) um motorista dirigindo caminhão com 200 peças de veículos com queixa de furto ou roubo. A carga era levada de um desmanche ilegal da zona leste para o estado de Goiás. A prisão aconteceu na Rodovia dos Bandeirantes, em Caieiras, na Grande São Paulo.
A interceptação do caminhão foi realizada após uma investigação revelar um esquema de desmanche a céu aberto numa área conhecida como Vaquejada, em Guaianazes, zona leste da capital. Segundo o que foi investigado, os criminosos desmontavam os carros à noite, nos finais de semana, para dificultar a ação da polícia.
Uma equipe da 3ª Delegacia Divecar (Investigações sobre Desmanches Delituosos) passou a monitorar a região e viu quando o caminhão saiu de uma comunidade próxima. O veículo foi acompanhado e abordado no km 28 da rodovia. O motorista chegou a apresentar notas fiscais, mas não ficou comprovada a origem das peças. Depois ele admitiu que a carga era ilícita.
O motorista foi autuado por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores. Agora, as apurações continuam em duas frentes: a primeira, para identificar os responsáveis pelos desmonte e comercialização das peças; a segunda, para saber quem são os compradores interestaduais que adquirem os produtos roubados e furtados.