Mais

    Semana do Cerrado do DF busca promover atividades educativas de conscientização

    Cerca de 80 alunos do CEF Athos Bulcão e EC Arniqueiras estiveram presentes na comemoração ao Dia Nacional do Cerrado

    Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

     

     

    Para comemorar o Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta segunda-feira (11), cerca de 80 alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Athos Bulcão e Escola Classe (EC) Arniqueiras, participaram da abertura da Semana do Cerrado do Distrito Federal. O evento foi realizado no auditório do Ministério do Meio Ambiente e teve como objetivo promover atividades educativas de conscientização e preservação do meio ambiente, em especial, o Cerrado. Os alunos assistiram a contação de histórias e filmes educativos.

     

    A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, compareceu à solenidade e destacou a importância da educação ambiental nas escolas. “É por meio da educação que a gente consegue ter uma sociedade mais limpa e que respeita o meio ambiente. Isso é trabalhado todos os anos nas escolas, nas disciplinas de ciências e geografia”, disse a secretária.

     

    Hélvia Paranaguá falou ainda sobre a importância das instituições públicas no processo de conscientização. “É importante manter parcerias que busquem o fortalecimento de políticas públicas voltadas à preservação do nosso meio ambiente, principalmente o Cerrado, que é o segundo bioma mais importante do Brasil.

     

    A Semana do Cerrado do Distrito Federal é idealizada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), em parceria com a SEEDF, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e Ministério do Meio Ambiente. O evento contou também com a presença do presidente do Ibram, Rôney Nemer, da secretária executiva da Sema, Eleutéria Mendes e do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

     

    Na ocasião, a secretária executiva da Sema enfatizou a importância do Cerrado para as crianças. “O dia de hoje é muito importante para o mundo. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, com a maior biodiversidade do mundo. Por isso, precisamos cuidar, conservar, para que as próximas gerações também possam usufruir”, alertou Eleutéria Mendes. A comemoração ao Dia Nacional do Cerrado continua ao longo do mês, com diversas atividades.

     

    Parque Educador

     

    Os alunos que estiveram na solenidade fazem parte do programa Parque Educador, uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram, em parceria com a SEEDF e a Sema, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental no DF; ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

     

    Para alcançar esses objetivos, os parques foram transformados em espaços educativos com a ajuda de professores da rede pública de ensino, que realizam verdadeiras aulas ao ar livre. Para isso são utilizadas diferentes metodologias tais como trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques possam oferecer.

     

    Atualmente, o Projeto Educador está presente nos seguintes Parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.

     

    12° Mostra do Circuito Tela Verde

     

    A abertura da Semana do Cerrado foi marcada também pela 12ª Mostra do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do MMA, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. Os alunos assistiram vídeos educativos sobre o meio ambiente e preservação do solo brasilieriro, com destaque para o Cerrado.

     

    “O que o circuito Tela Verde faz é incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolverem produções contando sua realidade e mostrando para outras pessoas”, explicou o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

     

    Programação da Semana do Cerrado do Distrito Federal

     12/9 →   Dia Ambiental do Cerrado – Contação de histórias e oficina de observação de aves, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Carlos Motta (Lago Oeste), das 9h às 11h e das 14h às 16h. Exposição do PrevFogo e CBMDF.
    12 e 13/9 →   Encontro de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h.
     13/9 →   Dia Ambiental de Prevenção a Incêndios no Cerrado – PPCIF no Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), das 9h às 11h30.
     14/9 →   Fórum de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h.
     15/9 →   Cerimônia de Moção de Louvor ao Parque Educador e Escola da Natureza, na CLDF, das 15h às 18h.

     

    Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

    Últimas