Mais

    USP, Unesp e Unicamp lançam edital em conjunto para projetos de cultura

    As propostas devem integrar docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das três instituições, envolver ativamente a comunidade externa e diferenciar-se de outros formatos de ações extensionistas, como cursos e oficinas — que não devem ser considerados como projetos em si, mas ações que compõem as atividades do projeto. As propostas devem também valorizar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade.

    “Aquela universidade que apenas ‘divulgava conhecimentos científicos’ já está ultrapassada. Hoje, é o contato com a sociedade que mostra à universidade o que ela tem de fazer para promover bem-estar, estando continuamente atenta para ouvir as demandas da população, de modo a procurar atendê-las, apresentando soluções para os problemas que surgem a cada tempo. Assim foi na época da pandemia, quando as universidades, mundo afora, produziram vacinas, respiradores e tantos outros produtos para minorar o sofrimento público”, explica a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite.

    As atividades de cultura e extensão são meios pelos quais a Universidade relaciona-se com a sociedade e têm a função de difundir o conhecimento produzido pelas instituições de ensino superior, orientando seu público-alvo e contribuindo para a formação humanística e científica da comunidade externa, a quem as universidades prestam serviços.

    Como ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Antonio Santos Coelho, “a ação é mais uma entre as várias que USP, Unesp e Unicamp têm feito em busca de estreitar as relações entre as instituições. O Provão Paulista, vestibular seriado voltado para estudantes da rede estadual de ensino, é uma dessas iniciativas. O lançamento de um edital conjunto entre as três universidades é inédito e marca uma nova etapa de interação entre as três universidades, potencializando todas as ações realizadas em conjunto”.

    O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unesp, Raul Borges Guimarães, esclareceu alguns pontos do programa: “Cada universidade vai aportar um terço do recurso total estipulado no edital, que é de até um milhão de reais, o que dá em torno de trezentos e trinta e três mil reais para cada uma. Em cada projeto, necessariamente, você tem que ter membros das três universidades. A ideia é selecionar dez projetos, e cada projeto vai receber até cem mil reais. Nós vamos estimular projetos que tenham um grande impacto no Estado de São Paulo, que sejam transformadores e que favoreçam o letramento científico da juventude, assim como as manifestações artísticas e culturais”.

    O edital na íntegra com mais informações pode ser acessado por meio deste link. As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Apolo, da Universidade de São Paulo.

    Fonte: Governo do Estado de São Paulo

    Últimas